Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Terça-Feira, 14 DE Outubro DE 2014

Conheça o Extintômetro, iniciativa dos veterinários contra o tráfico de animais

Em 9 de outubro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou em sua página no Facebook o Extintômetro. O aplicativo é uma forma de chamar a atenção da população para o mercado negro de fauna que, no Brasil, é responsável pela retirada de 38 milhões de animais da natureza todos os anos (estimativa de 2001 da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres – Renctas).

Na página do CFMV no Facebook, há uma seção chamada extintômetro na barra de navegação horizontal. Ao clicar no “botão”, o usuário é levado para a página do aplicativo, onde estão os seguintes serviços:

- Confira os animais em extinção clicando em uma região do mapa do Brasil;
- escolha a foto de um animal para ser colocada em seu perfil no Facebook;
- compartilhe a imagem com a frase “Eu sou contra o tráfico de animais selvagens”; e
- saiba como denunciar.

O serviço de orientação de denúncias é bastante completo. Além de informar como entrar em contato com o Ibama, é possível encontrar os telefones das polícias ambientais de cada estado do país (instituições essas que podem atender com mais rapidez sua denúncia).

Campanha do CFMV começou em setembro de 2013O Extintômetro faz parte da campanha nacional do CFMV contra o tráfico de animais lançada em 25 de setembro de 2013. Toda inciativa da sociedade para educar a população sobre os problemas causados ao meio ambiente e à saúde pública pelo mercado negro de fauna são positivas, principalmente porque o poder público (União, estados e municípios) insistem em combater o problema quase que exclusivamente com repressão.

- Conheça o Extintômetro (Facebook)
- Leia o texto de divulgação do CFMV sobre o Extintômetro

Postado por Dimas Marques às 00:01

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados