Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Terça-Feira, 18 DE Novembro DE 2014

Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo (Gefau): saiba como usar

O Fauna News, no post “Estado de São Paulo lança sistema para gerenciar fauna silvestre”, publicado em 13 de novembro de 2014, noticiou o lançamento do Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo, o Gefau. A nova ferramenta do Departamento de Fauna da Coordenadoria Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do São Paulo (DeFau/CBRN/SMA) será de uso obrigatório para todos os empreendimentos que lidam com fauna silvestre no Estado de São Paulo (zoológicos, mantenedores, criadouros científicos para fins de pesquisa e de conservação, criadouros comerciais, estabelecimentos que vendem animais silvestres, centros de triagem de animais silvestres (Cetas), centros de reabilitação de animais silvestres (Cras) e áreas de soltura e monitoramento de fauna silvestres, por exemplo).

Os empreendimentos que já têm autorização para funcionar foram previamente cadastrados. Os novos terão de se integrar ao Gefau (www.ambiente.sp.gov.br/gefau).

Coordenador da CBRN, Daniel Glaessel Ramalho, durante lançamento do GefauO novo sistema terá os registros de entrada e saída de animais dos empreendimentos, fichas técnicas com o histórico de cada bicho, será o meio para solicitar e acompanhar a autorização para procedimentos como o transporte de animais, bem como dados detalhados da infraestrutura dos empreendimentos (quantidade e características dos recintos e informações sobre a equipe técnica, por exemplo). “Toda e qualquer alteração tem de ser informada. O Gefau, que estará totalmente integrado ao Sisema Integrado de Gestão Ambiental (SIGAM) de SMA, também poder ser usado como uma ferramenta de gestão pelos próprios empreendedores, auxiliando diretamente na administração diária”, salienta coordenador de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do São Paulo (SMA), Daniel Glaessel Ramalho.

Quer saber como utilizar o Gefau? Consulte o manual preparado pela SMA.

Se você ainda tiver dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail gefau@ambiente.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 3133-3945 e (11) 3133-3946.

- Releia o post “Estado de São Paulo lança sistema para gerenciar fauna silvestre”, publicado em 13 de novembro de 2014 pelo Fauna News
- Manual do Gefau

Postado por Dimas Marques às 00:30

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados