Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Segunda-Feira, 12 DE Janeiro DE 2015

Começar a semana pensando...

...na legalização do comércio de chifres de rinocerontes.

Chifres apreendidos na China"A ideia por trás é que, com uma oferta contínua, haverá menos estímulo para os caçadores matarem os animais por causa de seu chifre."

Michael 't Sas-Rolfes, perito sul-africano em proteção de espécies e economia, na matéria “Para sobreviver, rinoceronte sul-africano pode perder chifre”, publicada em 8 de janeiro de 2015 pelo site Deutsche Welle

O governo da África do Sul e especialistas debatem se uma legalização do comércio não seria uma forma de acabar com a matança, já que fracassaram todos os demais esforços para deter os caçadores clandestinos. Na Ásia (com destaque para o Vietnã e a China), há a crença de que o pó do chifre do animal tenha propriedades medicinais, sendo capaz de curar desde sangramento nasal até o câncer.

Chifre de rinoceronte é feito de queratina, o mesmo material das unhas e do cabelo. Não há qualquer “poder” curativo no material. No mercado negro paga-se por um quilo de chifre de rinoceronte até 100 mil dólares – preços comparáveis aos do ouro ou da cocaína.

Nem o exército da África do Sul está consguindo coibir os traficantes

Enquanto em 2004 dez animais foram mortos, no ano passado a quantidade chegou a 1.100.

- Leia a matéria completa do Deutsche Welle

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados