Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Quarta-Feira, 19 DE Agosto DE 2015

Olha o Bicho! - Jiboia

Comportamento dócil e falta de peçonha fazem com que o animal seja bastante traficado

Por Luciana Ribeiro
lucianaribeiro@faunanews.com.br

Nome popular: jiboia
Nome científico: Boa constrictor
Estado de conservação: não consta da lista vermelha da IUCN e nem da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção

O verbo “jiboiar” está lá no dicionário e seu significado é “fazer a digestão em repouso após ter ingerido uma refeição abundante”. A inspiradora do verbo é uma serpente, a Boa constrictor, a famosa jiboia. Numa área que vai da Argentina ao México existem 10 subespécies de Boa constrictor. No Brasil são encontradas duas delas, a Boa constrictor amarali e a Boa constrictor constrictor. A primeira é encontrada no Cerrado e a segunda ocorre em vários biomas: Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica.

Mas, por que esta cobra deu origem ao verbo jiboiar? O cardápio de uma jiboia costuma ser composto de pequenos roedores, aves e lagartos. Ela se enrola na presa, apertando-a até matar. Acreditava-se que a morte era por sufocamento, mas um recente estudo publicado no Journal of Experimental Biology concluiu que na verdade o forte aperto limita a circulação do sangue da presa, interrompendo o fornecimento de oxigênio a seus órgãos vitais. Um método rápido e eficaz de matar uma presa. Bem, depois disso a jiboia engole a sua vítima e aí fica de sete dias a até algumas semanas, conforme o tamanho da refeição, parada, em estado de torpor, fazendo uma lenta digestão. Daí o verbo jiboiar.

Em tamanho, a jiboia só perde para a sucuri no BrasilApesar dessa maneira assustadora de matar suas presas, ela não consegue comer animais de grande porte e é considerada um animal de comportamento dócil, além de não ser peçonhenta. Ou seja, é inofensiva. Isso faz com que ela seja uma das cobras mais populares como animal de estimação. Mas uma jiboia “autorizada” pelo Ibama, isto é, legalizada, é cara. Junte-se a isso o fato de sua pele ser usada na fabricação de diversos artigos. Pronto, está desenhado o cenário para o tráfico de jiboias.

Entre as cobras brasileiras ela só perde em tamanho para a sucuri. A Boa constrictor amarali chega a dois metros e a Boa constrictor constrictor a quatro. A gestação leva até seis meses e nascem de 12 a 64 filhotes por ninhada, com cerca de 50 cm de comprimento e apenas 75 g de peso.

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados