Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Sexta-Feira, 21 DE Agosto DE 2015

Reflexão para o fim de semana: um alçapão para pegar passarinho na rua

Infrator não sabia que era crime ou era cara de pau?

“Um homem de 54 anos, morador do Jardim Santa Eulália, pode responder por matar espécies da fauna silvestre. Na manhã de ontem, agentes do Pelotão Ambiental, da Guarda Civil Municipal, apreenderam uma armadilha que estava exposta na rua. O objetivo era capturar pássaros.

O flagrante foi feito pelos GCMs Godoy e Horn, que avistaram a armadilha, um alçapão, pendurado no muro. Havia iscas para atrair pássaros, bem como capim e sementes. Os guardas também encontraram gaiolas com duas aves coleirinhas, espécie que é necessário ter autorização para ser mantida em cativeiro.” – texto da matéria “Homem põe armadilha para pássaros na rua e é flagrado”, publicada em 22 de agosto de 2015 pelo site da Gazeta de Limeira (SP)

Vale uma observação: há um problema no texto ao afirmar que o infrator responderá por matar animais silvestre, já que não se demonstra ter ocorrido morte, mas sim a captura ilegal de animais.

O caso escancara uma cultura (criar silvestres como bichos de estimação) alimentada pela certeza da impunidade.

Mesmo com o registro do crime ambiental, o infrator responderá pelo delito em liberdade e, com base na fraca legislação vigente, não será punido.

- Leia a matéria da Gazeta de Limeira
- Saiba mais sobre a legislação que envolve o tráfico de animais e a criação ilegal de silvestres como bichos de estimação

Postado por Dimas Marques às 18:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados