Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Terça-Feira, 03 DE Novembro DE 2015

O final feliz não aconteceu: cerva prenha atropelada no RS morreu

Em 30 de outubro de 2015, o Fauna News publicou o post “Reflexão para o fim de semana: cervo fêmea prenha sobrevive a atropelamento”, em que comentamos o resgate do animal atingido por veículo na BR-158, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Ele foi levado para tratamento no Hospital Universitário da Universidade de Cruz Alta, onde descobriu-se que estava com filhote no ventre.

Infelizmente o desfecho não foi bom.

Animal durante cirurgia no Hospital Universitário da Universidade de Cruz Alta“Após ser resgatada com vida de um atropelamento na BR-158, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, e passar por tratamento no Hospital Universitário da Universidade de Cruz Alta, uma cerva que estava prenha acabou morrendo. O animal foi submetido à uma cirurgia de urgência quando os veterinários perceberam que o filhote estava sem os sinais vitais.

Depois de confirmada a morte do feto, começou a corrida para salvar a mãe. No entanto, ela também não resistiu e morreu logo após a cesariana.

A veada estava em tratamento após de ter sido atingida por um caminhão na tarde da última terça-feira (27), nas proximidades do trevo de acesso a Pejuçara.”
– texto da matéria “Morre durante tratamento cerva prenha atropelada no RS”, publicada em 31 de outubro de 2015 pelo portal G1

O resgate foi feito pela Polícia Rodoviária FederalO lamentável desfecho não se resume às mortes de um animal e seu filhote. A natureza da região perdeu mais que isso: perdeu uma fêmea em idade reprodutiva que ajudaria a aumentar a população da espécie. Essa morte matou diversas gerações que nem chegaram a nascer. O ecossistema ficou mais pobre e com maior dificuldade de manter seu equilíbrio.

Essa morte agora está integrada à estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) que indica serem mortos por atropelamento em estradas e rodovias brasileiras cerca de 475 milhões de animais silvestres todos os anos.

- Leia a matéria completa do portal G1
- Releia o post “Reflexão para o fim de semana: cervo fêmea prenha sobrevive a atropelamento”, publicado em 30 de outubro de 2015 pelo Fauna News
- Saiba mais sobre atropelamentos de animais silvestres

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados