Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Sexta-Feira, 27 DE Novembro DE 2015

Reflexão para o fim de semana: a soltura de uma onça após 4 meses de reabilitação

Felipe foi criado como bicho de estimação em um garimpo no Pará

“Os responsáveis pela ONG Mata Ciliar, de Jundiaí (SP), se preparam a partir desta terça-feira (24) para devolver à natureza "Felipe", uma onça-pintada que viveu por um ano e meio como animal doméstico, inclusive usando coleira, em um garimpo de Porto Novo (PA). O animal foi resgatado em julho deste ano pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e levado à entidade, que é referência no tratamento de felinos.

Em entrevista ao G1, a coordenadora de fauna da ONG, Cristina Harumi Adania, informou que depois de quatro meses de tratamento na entidade o animal está pronto para voltar ao seu habitat natural. Por isso, a equipe de veterinária da ONG iniciou nesta terça-feira o manejo necessário para a soltura da onça-pintada.” – texto da matéria “Onça-pintada criada como animal doméstico será devolvida à natureza”, publicada em 24 de novembro de 2015 pelo portal G1

A divulgação da soltura da onça gerou bastante discussão nas redes sociais. Havia aqueles que apenas torciam pelo sucesso do felino, mas havia muita gente estranhando o período de quatro meses de reabilitação do animal, por considera-lo curto. Havia também os que consideraram inédita a iniciativa, afinal Felipe não teria tido a mãe como exemplo para que soubesse como viver na floresta.

De qualquer forma, a soltura e o monitoramento da onça-pintada Felipe é um caso que deve ser acompanhado de perto, pois pode ajudar a tirar do cativeiro (ou alertar para a necessidade de mais estudos) muitos felinos.

- Leia a matéria completa do portal G1
- Conheça a Associação Mata Ciliar


 

 

Postado por Dimas Marques às 07:30

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados