Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Quarta-Feira, 12 DE Outubro DE 2016

Olha o Bicho! - Caninana

Uma das maiores cobras da Mata Atlântica, ela se alimenta de animais 20 vezes mais pesados

Por Luciana Ribeiro
lucianaribeiro@faunanews.com.br

Nomes populares: caninana, arabóia, cainana, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã, papa-ovo e papa-pinto
Nome científico: Spilotes pullatus
Estado de conservação: sem classificação na lista vermelha da IUCN e na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção

A caninana é uma das maiores cobras da Mata Atlântica. Ocorre também no Cerrado e sua distribuição vai da América do Sul à América Central. Ela chega a atingir 4 m, é muito rápida e ágil e em alguns casos se alimenta de animais 20 vezes mais pesados que ela. Por isso acaba sendo muito temida. 

Mas a caninana não é venenosa e só é agressiva quando incomodada. Aí ela dilata o pescoço para intimidar o oponente e prepara o bote. O nome caninana vem do tupi e significa "cabeça em pé", talvez por causa dessa característica, mas há quem diga que os índios acreditavam que a caninana conseguia ficar de pé sobre a cauda.

A caninana não é venenosa e só é agressiva quando incomodadaPor se alimentar de pequenas aves, ganhou outro nome popular: papa-pinto. Mas sua dieta inclui também ovos, ratos, preás, cuícas, rãs, lagartos, morcegos e outras cobras menores. É um animal terrestre e arborícola (que sobe em árvores) e sua agilidade é grande tanto no chão quanto no alto das árvores.

A padronagem da pele da caninana é muito bonita, com grandes manchas pretas sobre um fundo amarelado.

A caninana é uma serpente ovípara que produz em média oito ovos. Seguindo o ritmo das estações, a cópula acontece no fim do inverno, quando os machos se enfrentam em um ritual de combate. Os ovos são, então, postos na primavera e incubados por cerca de 70 dias. A eclosão acontece durante o verão.

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados