Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Sexta-Feira, 07 DE Outubro DE 2016

Reflexão para o fim de semana: reencontrando a liberdade na BA

Viveiros são abertos e os primeiros contatos com a liberdade acontecem

“O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou a soltura de 51 aves conhecidas popularmente como "papagaio-verdadeiro" (Amazona aestiva).

A ação ocorreu no último sábado (1º), em uma Área de Soltura de Animais Silvestres, no Norte da Bahia. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A espécie está na lista das mais traficadas no Brasil e chegaram ao Cetas apreendidos nas mãos de traficantes.

Os pássaros foram soltos após passarem por avaliação de especialistas através de um programa de reintrodução destes animais na natureza, que, segundo a PRF, para esta espécie dura de seis a doze meses.

Ainda de acordo com a PRF, foram adotadas todas as medidas necessárias para restabelecer as condições comportamentais das aves para que elas pudessem ser reintegradas em seu habitat natural.

O Cetas está realizando palestras de educação ambiental no entorno da área de soltura, principalmente em escolas públicas, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.”
– texto da matéria “Cetas da Bahia devolve à natureza 51 papagaios apreendidos com traficantes”, publicada em 5 de outubro de 2016 pelo site baiano Correio 24 Horas

Que o trabalho de conscientização da população vizinha da área de soltura seja longo para ser efetivo. E que haja fiscalização.

Caso contrário, muitos desses papagaios voltarão para o cativeiro.

- Leia a matéria completa do Correio 24 Horas

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados