Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Sexta-Feira, 19 DE Maio DE 2017

Projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo é finalista em concurso. Vote!

Papagaios que já viveram em cativeiro hoje desfrutam da liberdade no Parque Nacional das Araucárias (SC)

O projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) no Parque Nacional das Araucárias (SC), desenvolvido pelo Instituto Espaço Silvestre, está entre os 17 finalistas da Segunda Edição do Prêmio Nacional de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. Até o momento já foram reabilitadas e soltas 83 aves no interior do parque, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia.

Vale destacar que boa parte das aves foram vítimas do tráfico de animais e acabaram sendo apreendidas pelos órgãos de fiscalização ou foram entregues pelas pessoas que as criavam como bichos de estimação. Mesmo após anos de cativeiro, os profissionais do Instituto Espaço Silvestre têm conseguido sucesso na reabilitação dos animais, que retomam seu comportamento selvagem, conseguindo assim sobreviver na natureza e cumprir suas funções ecológicas.

O papagaio-de-peito-roxo estava extinto da área do Parque Nacional das Araucárias, local onde existia naturalmente. A captura por traficantes de animais foi um dos principais motivos de seu desaparecimento da região.

Além da reabilitação e soltura dos papagaios, a equipe do Instituto Espaço Silvestre trabalha com educação ambiental junto às comunidades vizinhas do parque, conscientizando as pessoas da importância da espécie. Os profissionais também desenvolvem trabalhos para a geração de renda para os moradores da região, incentivando a criação e comercialização de peças artesanais que têm como tema o papagaio e as araucárias.

Reprodução da página de votaçãoE você pode ajudar o projeto a ganhar na categoria júri popular. Vote quantas vezes quiser, várias vezes ao dia até 22 de maio. É simples:

1-Acesse: http://pnb.mma.gov.br/juri_popular/
2- Escolha a iniciativa " Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias,SC"
3- Clique em REGISTRAR VOTO no final da página.

Os papagaios-de-peito-roxo, o Instituto Espaço Silvestre e o Fauna News agradecem sua participação.

Muito obrigado!

- Conheça o Instituto Espaço Silvestre

Postado por Dimas Marques às 10:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados