Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Quarta-Feira, 03 DE Maio DE 2017

Secretaria do Meio Ambiente de SP lança aplicativo para atender denúncias

Por Dimas Marques
Jornalista, pesquisador do Diversitas-USP e editor responsável do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br

Imagens do aplicativo“Os moradores do Estado de São Paulo já podem fazer denúncias de crimes ambientais por meio do aplicativo Denúncia Ambiente.

A nova ferramenta permite que sejam feitas denúncias sobre crimes relacionados ao meio ambiente, como desmatamentos, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do ar e emergências químicas.

Os usuários poderão fazer denúncias anônimas e, nos relatos, adicionar áudios e vídeos de até 30 segundos, além de três fotos sobre o assunto. É obrigatório anexar pelo menos uma evidência do fato denunciado.

O app está disponível para plataformas Android e iOS.

Todas as denúncias precisam ser feitas pelo aplicativo ou por meio de um formulário que, em breve, estará disponível no site da pasta. A linha telefônica específica para denúncia disponibilizada pela SMA, o “Disque Ambiente”, será desligada.”
– texto da matéria “Secretaria do Meio Ambiente lança aplicativo para denúncias ambientais”, publicada em 27 de abril de 2017 pelo portal do governo do Estado de São Paulo

A iniciativa é ótima. Afinal, boa parte da população paulista tem smartphone. Esse tipo de ferramenta também dá mais agilidade ao denunciante.

Espera-se que as denúncias realmente sejam investigadas e, sobretudo, que o denunciante tenha alguma forma de acompanhar o trabalho dos órgãos de fiscalização. Seria também interessante que houvesse uma ampla campanha de divulgação do aplicativo.

Uma pena a desativação da linha telefônica (0800-113560). Além de ser uma forma a mais para atender as demandas da população, nem todo mundo tem smartphone com internet. O serviço público tem de ser acessível a 100% da população.

A nova tecnologia também não resolverá uma séria carência no Estado de São Paulo: o atendimento de casos de urgência ou que necessitaria ação imediata da PM Ambiental. O telefone em caso de emergência da PM paulista é o universal 190. Se você ligar hoje e informar um caso envolvendo fauna que necessite de uma ação imediata, o policial que o atender lhe passará o número de telefone da PM Ambiental e nenhuma equipe o atenderá naquele momento.

Provavelmente, o atendimento imediato só acontecerá se a vida de alguém ou de algum animal estiver em risco. Mas, se você denunciar algum traficante de animais atuando no momento da ligação, esqueça. Viatura de policiamento de área (aquelas que circulam rotineiramente pelas ruas) não serão deslocadas para verificar sua denúncia.

Fica a dica para a PM Ambiental e o governo paulista. Já passou da hora da criação de um serviço 190 Ambiental.

- Leia a matéria no portal do governo paulista

Postado por Dimas Marques às 20:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados