Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Segunda-Feira, 05 DE Junho DE 2017

Começar a semana pensando...

...sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. É hoje!

Em 5 de junho de 1972 começava, em Estocolmo, na Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ou simplesmente Conferência de Estocolmo. O evento, que durou até o dia 16, foi o primeiro grande encontro de representantes de vários governos organizado pela ONU para discutir questões ambientais.
Pela importância da Conferência de Estocolmo, decidiu-se estipular a data de seu início como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

E o Brasil tem pouco a comemorar. Aumentou o desmatamento da Mata Atlântica, a cruel vaquejada tornou-se patrimônio cultural, o licenciamento ambiental é desmantelado, tem deputado querendo permitir a caça comercial e esportiva, o mesmo deputado quer acabar com a lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção, outros deputados querem fazer o mesmo com as espécies ameaçadas da flora, dos peixes e dos invertebrados aquáticos, parlamentares e políticos acabam e diminuem unidades de conservação no Norte e no Sul do país, uma CPI em Brasília ataca e fere os direitos dos índios e quem os defende e por aí vai... Isso tudo só na esfera federal.

Estamos retrocedendo décadas. A agricultura não é inimiga, mas os ruralistas tacanhos que dominaram o Congresso são. A indústria das armas e munição e as empreiteiras sem escrúpulos estão juntos nessa caminhada. O poder econômico desses setores financia campanhas políticas e, hoje, seus representantes eleitos com o nosso voto mostram a que vieram.

Pouco a comemorar neste dia.

Muito a refletir.

E muito mais a construir e reconstruir.

5 de junho. Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados