Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Sexta-Feira, 25 DE Agosto DE 2017

Photo Animal - O que as fotos de concurso devem ter

Por Marcelo Calazans
Técnico em agropecuária, administrador de empresas e fotógrafo.Foi professor da disciplina Fotografia de Natureza pelo Senac-MS
photoanimal@faunanews.com.br

Bom dia, tudo bem? Espero que sim.

No último artigo, fechei o ciclo de apresentar os três tipos de fotografia de animais (do mundo selvagem, de aves  e a macro), e uma referência de cada um deles. Mas ficou uma questão em aberto: em um mundo onde qualquer pessoa "armada" de um bom smartphone pode flagrar os momentos mais inusitados da vida na Terra, o que pode fazer de uma foto de natureza, feita com um celular ou não, uma imagem memorável? Pesquisei alguns materiais a respeito na internet e fiz um compilado, com as opiniões de quem julga esse tipo de fotografia em concursos renomados pelo mundo todo.

Foto de Dan Gutoski, vencedora de concurso, mostra a competição entre raposas no Ártico por causa das mudanças climáticas

Muitos jurados de concursos internacionais concordam que não existe uma “receita de bolo”, a fórmula perfeita. Mas eles nos dão algumas dicas importantes que podem ajudar na hora de fazer “a” foto de natureza. Vamos a elas!

1 – Estabeleça uma ligação emocional
Imagem de Carlos Perez Naval mostra o momento que o esquilo se aproveita da distração da ave para beber água
“Uma grande fotografia é uma das maneiras mais imediatas de fazer as pessoas pensarem sobre um determinado assunto”, afirma Lewis Blackwell, presidente do júri do concurso Wildlife Photographer of the Year 2015, organizado pelo Museu de História Natural de Londres, e cuja edição recebeu 42 mil imagens concorrentes. Segundo Blackwell, o ser humano privilegia o contato visual. Por isso, conseguir ficar cara a cara com o animal é uma maneira de impactar a imagem produzida.

Retratar um relacionamento entre dois sujeitos – uma presa e o predador, ou uma mãe e seu(s) filhote(s) – também ajuda a transportar o espectador para o mundo selvagem dessas espécies.

As melhores fotos são capazes de retratar uma narrativa inteira apenas através de sua composição: a maneira como os elementos interagem na moldura pode ilustrar um equilíbrio de forças, laços familiares ou um momento de tensão.

“Tento fazer imagens que retratem o mundo como eu o vejo e não apenas para mostrar como ele é”, diz Sandra Bartocha, fotógrafa profissional e jurada de concursos de fotografia de natureza. “Quero encontrar imagens bonitas e interessantes que consigam transmitir uma emoção ou apenas mostrar um momento deslumbrante”.

2 – Saiba equilibrar contraste e composição

A foto de Thomas P. Peschak nos mostra um surfista e um tubarão nadando ?juntos?, em uma imagem cuja força está no contraste e nos elementos 

Segundo especialistas, a nossa visão é muito complexa, mas um elemento essencial dela é o contraste. 

Cientistas que estudam a percepção visual na Universidade de Essex, na Grã-Bretanha, descobriram que até 20% das pessoas têm aversões a padrões irregulares e repetidos de alto contraste. Isso está ligado à nossa capacidade ancestral de reconhecer animais que nos representem perigo.

Os profissionais da fotografia de natureza podem utilizar técnicas de foco e de exposição à luz para suavizar os contrastes mais fortes, ou ainda incorporá-los propositalmente para criar uma imagem de impacto, como esta acima, do tubarão e do surfista em silhueta.

Assim como Bartocha, muitos jurados de concursos internacionais também são fotógrafos experientes e conseguem notar a habilidade com a qual uma imagem foi obtida.
Para a fotógrafa, é essencial que uma foto tenha “uma composição equilibrada, uma luz incrível, um momento único e uma qualidade técnica perfeita”.

Para o fotógrafo submarino Alex Mustard, o maior desafio é encontrar a iluminação perfeita. “A luz debaixo d´água é percebida de maneira diferente da luz ao ar livre e é importante capturar essa diferença. Além disso, é preciso usar flash para restaurar as verdadeiras cores do fundo do mar, sem que a iluminação pareça artificial”, explica.

3 – Seja original e tenha paciência
Imagem de Jonathan Jagot. Familiarizar-se com o animal ou com o ambiente onde ele vive é fundamental para se obter uma boa foto
Especialistas como Bartocha, Blackwell e Mustard têm anos e anos de experiência. Por isso, o segredo para atrair a atenção deles é mostrar algo que nunca tenham visto antes.

E hoje, a fotografia digital conseguiu “facilitar” a maneira de se registrar momentos raros. Mas, ao mesmo tempo, a proliferação da tecnologia e nossa fome de retratar a natureza fazem com que novas descobertas sejam cada vez mais raras. Além disso, como muitas espécies estão sendo extintas pelo homem, conseguir fotografar algo novo tem se tornado um desafio muito maior do que era no passado.

Um objetivo realista do fotógrafo de natureza hoje em dia é o de registrar um comportamento ou momento fora do comum de alguma espécie, o que também exige dedicação e estudo. É por isso que os fotógrafos de natureza são famosos por sua paciência.

Alex dá dicas de como encarar longas jornadas de trabalho à espera da imagem e momento perfeitos: “Fotografe animais que você adore porque terá mais inspiração para criar algo realmente especial”.

Mas é óbvio que o fator SORTE ajuda. Só que se familiarizar com a espécie animal que você quer retratar ou com o ambiente onde ele vive é fundamental para conseguir uma boa imagem.

4 – Crie uma impressão duradoura

Imagem de Thomas P. Peschak. A sintonia com as grandes questões ambientais em debate no mundo ajuda a fazer uma foto de impacto

Ter uma percepção mais ampla do que está acontecendo no mundo – as grandes questões ambientais em pauta – é essencial para comunicar uma mensagem única. 

A imagem campeã de Dan Gutoski é muito mais que uma foto de duas raposas: ela é um lembrete forte dos efeitos das mudanças climáticas causadas pelo homem.

Oferecer uma nova perspectiva em um assunto já “batido”, como uma mudança na paisagem ou no modo de vida de uma comunidade, faz as pessoas pensarem sobre o assunto por mais tempo. Para Blackwell, essa é a força da fotografia de natureza.

Show né? Espero que tenha curtido as dicas e volto daqui duas semanas.

Grande abraço e até lá!

Fonte (em inglês):
http://www.bbc.com/earth/story/20151112-what-makes-a-great-wildlife-photograph

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados