Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Sexta-Feira, 22 DE Setembro DE 2017

Um mergulho na imagem: 112 filhotes de papagaio encontrados em geladeira

Os 112 filhotes estavam dentro da carcaça de geladeira

Por Dimas Marques
Jornalista, pesquisador do Diversitas-USP e editor responsável do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br

“Varlei Weber, 29, foi preso por manter 112 filhotes de papagaios em condições precárias, dentro de uma caixa de geladeira escondida no meio do mato. A PMA (Polícia Militar Ambiental) chegou até o homem depois de denúncia anônima. O crime aconteceu em Jateí, distante 292 km de Campo Grande.

Segundo informações do boletim de ocorrência, os policiais faziam policiamento rural no assentamento Nova Esperança no fim da tarde de ontem (21), quando receberam denúncia anônima de que um homem estava mantendo vários papagaios para comércio ilegal.

A carcaça da geladeira com os filhotes estava no meio do matoOs militares foram até o local denunciando e encontraram 112 filhotes de papagaios mantidos em condições precárias, dentro de uma caixa de geladeira, escondida no mato.

Os papagaios foram resgatados e Varlei e uma mulher foram levados para a delegacia. A PMA multou o homem em R$ 56.000,00. As aves serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres na Capital.”
– texto da matéria “PMA resgata 112 filhotes de papagaios mantidos em caixa de geladeira”, publicada em 22 de setembro de 2017 pelo site Campo Grande News (MS)

Varlei é assentado na gleba onde ocorreu a operação. É muito comum que traficantes de animais de grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, convençam assentados, sitiantes e trabalhadores e moradores de áreas rurais do Cerrado do Mato Grosso do Sul a coletarem ovos e filhotes de papagaios-verdadeiros ainda nos ninhos,

Todo ano esse tráfico de papagaios se repete entre agosto e dezembro, período dos nascimentos. Pelo fato de as aves procurarem sempre os mesmos ocos em troncos de árvores, fica muito fácil para quem mora na região coletar os ovos e os animais.

Esta é a quarta apreensão da atual temporada de nascimentos. A primeira aconteceu em 5 de setembro (32 papagaios), a segunda em 25 de setembro (175 papagaios) e a terceira em 21 de setembro (16 papagaios).

E tudo isso só acontece porque tem gente que compra.

- Leia a matéria completa do Campo Grande News

Postado por Dimas Marques às 20:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados