Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Domingo, 16 DE Setembro DE 2018

O inferno dos papagaios-verdadeiros - Parte 2

Segunda apreensão de filhotes de papagaio-verdadeiro da temporada no MS

Por Dimas Marques
Jornalista, pesquisador do Diversitas-USP e editor responsável do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br

Em 13 de setembro, o Fauna News publicou Setembro chegou. Começou o inferno para os papagaios-verdadeiros, sobre o início da temporada de tráfico das aves dessa espécie no Cerrado e a primeira apreensão registrada no período. Dois dias antes, 47 filhotes de papagaios foram encontrados em uma residência de Novo Horizonte do Sul (MS). O traficante, reincidente, não foi encontrado.

O tráfico de papagaios-verdadeiros no Mato Grosso do Sul é tão intenso e ocorre a tantos anos que os policiais já conhecem os potenciais infratores. Por conta disso, no período de reprodução das aves da espécie (quando ocorre a coleta nos ninhos), homens da PM Ambiental do Estado tem monitorado os suspeitos.

Como a legislação não segura traficante de animais na cadeia, esses bandidos, mesmo depois de serem detidos várias vezes, continuam agindo. É o que se verifica na ocorrência de 14 de setembro:

Filhotes são capturados com idade entre uma e três semanas “Depois de apreensão e prisão de traficante de papagaios em Novo Horizonte do Sul, com 47 filhotes no dia 11, hoje (14) de madrugada, Policiais Militares Ambientais de Batayporã prenderam um casal de traficantes com 69 filhotes da ave na cidade de Ivinhema.

Os Policiais costumam manter vigilância aos traficantes detidos em anos anteriores, para evitar o crime e prendê-los caso reincidam, por isso, a prisão do infrator ontem. Ele tem três passagens pelo crime de tráfico de papagaios. Quando a PMA chegou à residência do traficante, depois de levantamentos de que ele estaria com aves, foi recebida pelo seu filho, de 20 anos, que começou a xingar os Policiais. Nesse momento, a esposa do traficante tentou fugir pelos fundos com três caixas, onde estavam os 69 filhotes de papagaios e foi presa.

Ao verificar a mãe detida, o filho continuou a xingar os Policiais e foi detido por desacato. O traficante não estava no local, porém, foi à delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, para onde tinham sido encaminhados detidos seu filho e esposa e os animais apreendidos, afirmando que as aves eram suas. Ele também foi detido.

O casal de traficante, a mulher (41) e o marido (57), residente em Ivinhema, foram autuados administrativamente e multados em R$ 34.500,00 cada um. Eles também responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção. As aves estão sendo encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital.”
– texto da matéria “Casal é preso por tráfico de papagaios”, publicada pelo Diário Digital em 14 de setembro de 2018

Dois comentários, um tanto pessimistas. Um: o sujeito detido vai continuar traficando papagaios. Dois: tomar que esse trabalho de monitoramento de infratores conhecidos seja mesmo verdade e não só uma criação para a imprensa (quero confiar na PM Ambiental do Mato Grosso do Sul).

- Leia a matéria completa do Diário Digital
- Releia “Setembro chegou. Começou o inferno para os papagaios-verdadeiros”, publicado em 13 de setembro de 2018 pelo Fauna News

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados