Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Segunda-Feira, 24 DE Setembro DE 2018

Semana passada ainda não acabou: não eram 664 animais resgatados, mas 1.065

Por Dimas Marques
Jornalista, pesquisador do Diversitas-USP e editor responsável do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br

Sexta-feira, 21 de setembro, o Fauna News publicou “Para fechar a semana: em três ações, 664 animais apreendidos”, sobre o resultado de três ações de fiscalização que localizaram  semana passada grande quantidade de bichos sendo traficados. Mas acabamos não divulgando todas: faltou uma, no Ceará.

207 animais foram levados peara o Cetas. O restante foi solto.“Nove caçadores foram presos e 405 animais silvestres recolhidos durante a Operação Serra das Almas, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Batalhão de Policiamento Ambiental. Entre as espécies, oito são ameaçadíssimas de extinção - como o papagaio-do-mangue, o bicudo, o pintassilgo, o periquito-estrela e a jandaia-de-testa-azul. 

Durante dez dias, fiscais do Ibama e policiais militares fiscalizaram áreas de Caatinga em dez municípios. Houve ações no município de Crateús (na Região dos Inhamuns) e parte da região da Ibiapaba. Duzentos e sete animais já foram recolhidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Fortaleza.”
– texto da matéria “Operação Serra das Almas prende 9 caçadores e resgata 405 animais silvestres”, publicada em 21 de setembro de 2018 pelo site do jornal O Povo (CE)

Sobre essa apreensão, 198 animais foram soltos pelos agentes.

Será que ninguém da imprensa se pergunta como o poder público cuida dessa quantidade enorme de animais apreendidos? Será que eles não tem curiosidade de conhecer as condições dos centros de triagem de animais silvestres (Cetas)?

O cotidiano de problemas e superações surpreenderia muita gente que acha que o problema dos animais é resolvido quando eles são retirados das mãos de traficantes ou de gaiolas das casas das pessoas...

- Leia a matéria completa de O Povo
- Releia “Para fechar a semana: em três ações, 664 animais apreendidos”, publicado em 21 de setembro de 2018 pelo Fauna News

Postado por Dimas Marques às 16:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados