Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Quarta-Feira, 24 DE Outubro DE 2018

Olha o Bicho! - Piracanjuba

O "peixe de cabeça amarela" é bastante apreciado como alimento

Por Luciana Ribeiro
lucianaribeiro@faunanews.com.br

Nomes populares: piracanjuba, piracanjuva, bracanjuba e bracanjuva
Nome científico: Brycon orbignyanus
Estado de conservação: sem classificação na lista vermelha da IUCN e “em perigo” na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção

A piracanjuba, nome tupi para "peixe de cabeça amarela", é um peixe de água doce de grande porte, com machos medindo em média 60 cm e as fêmeas, 80 cm. Seu peso médio é de seis quilos. Mas apesar do tamanho avantajado, é muito difícil ver uma piracanjuba em nossos rios. A espécie está ameaçada e, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), chega a estar extinta na maior parte de sua área de ocorrência original. 

A distribuição original da espécie se dava nas bacias dos rios Paraná e Uruguai, em territórios brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios. E a principal causa do processo de extinção é a deterioração de seu habitat, com a instalação de usinas hidrelétricas, poluição e destruição de mata ciliar.

A espécie é onívora e se alimenta de frutos, sementes, folhas, pequenos peixes e insetos. Tem comportamento gregário como estratégia de proteção contra predadores e realiza migração reprodutiva entre os meses de setembro e outubro, com desova entre novembro e janeiro. 

A carne da piracanjuba é muito apreciada, mas a sua pesca é proibida nos Estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, por instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente.

Postado por Dimas Marques às 00:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados