Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Sexta-Feira, 28 DE Junho DE 2019

UNIVERSO CETAS, a nova coluna do FAUNA NEWS

Por Dimas Marques
Editor responsável pelo Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br

O que acontece quando um animal silvestre é apreendido com traficantes de fauna ou em cativeiro ilegal pela Polícia Militar Ambiental ou por algum agente do Ibama?
E com aquele bichinho que foi atropelado na estrada ou se machucou em ambiente urbano?

Se fizermos essas perguntas para as pessoas, a grande maioria não saberá responder. E quando lemos ou assistimos notícias sobre esses tipos de casos, pouquíssima informação é passada pelos jornalistas para a população. Não é raro que as matérias tenham algo assim: “O animal foi levado para um Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde será cuidado para devolução à natureza.”

Mas será que é simples assim?

O Fauna News convidou quatro responsáveis por centros de triagem e reabilitação de animais silvestres, conhecidos como Cetas e Cras, para que, semanalmente, a partir de 3 de julho, relatem um pouco de suas rotinas. Serão histórias sobre casos bem sucedidos de recuperação de animais, mas também de dramas em que o espécime nunca mais voltará à vida livre.

Leremos casos em que a falta de apoio obriga esses profissionais e suas equipes a se desdobrarem para salvar vidas. O que muitas vezes não acontece. A convivência com a morte também chama a atenção.

Enfim, o Fauna News é o primeiro veículo de comunicação no Brasil a destinar um espaço exclusivo para os Cetas e Cras, centros esses responsáveis por receber, fornecer o primeiro atendimento veterinário e recuperar animais silvestres vítimas de traficantes e dos mais diversos tipos de acidentes para dar-lhes uma destinação adequada: a volta à natureza ou o cativeiro em instituições que possam cuidar deles.

A coluna UNVIERSO CETAS contará com artigos de:

Cristina Harumi Adania – médica veterinária e coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar (jundiaí - SP), onde funciona um centro de reabilitação de animais silvestres (Cras).
Daniel Nogueira – biólogo e responsável pelo centro de triagem de animais silvestres do Ibama localizado em Lorena (SP).
Marlon Cezar Cominetti – biólogo e coordenador do centro de reabilitação de animais silvestres (Cras) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) em Campo Grande.
Yuri Marinho Valença – biólogo e coordenador do centro de triagem de animais silvestres (Cetas) Tangará da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) em Recife.

Então, fica combinado que toda quarta-feira, a partir de 3 de julho, nos encontraremos para conhecer um pouco desse universo pouco conhecido e repleto de histórias... o UNIVERSO CETAS.

Lobo-guará sendo atendido no Cras da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP)

Postado por Dimas Marques às 10:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados