Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Quarta-Feira, 25 DE Setembro DE 2019

E tem mais papagaios sendo apreendidos. Já são 594 em 10 dias. MG se destaca

Papagaios e araras apreendidos em Três Marias (MG)

Por Dimas Marques
Editor do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br

O Fauna News continua monitorando as apreensões de filhotes de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) com traficantes de fauna. Desde 14 de setembro, 594 filhotes da espécie já foram resgatados por policiais das mãos de bandidos. Três casos ocorreram em Minas Gerais.

A temporada de nascimentos dos papagaios começou no cerrado do Mato Grosso do Sul e de regiões vizinhas, o que atrai os bandidos todos os anos. Entre setembro e dezembro, milhares de filhotes são sequestrados de seus pais para virarem bichos de estimação na casa de “cidadãos de bem”.

A mais recente apreensão aconteceu em Três Marias (MG):

“Menos de uma semana depois de apreender 200 pássaros silvestres em Sete Lagoas, na região Central de Minas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais 66 aves que seriam traficados, dessa vez no km 284 da BR-040, em Três Marias, na mesma região, na madrugada desta terça-feira (24). Um homem foi preso em flagrante por crime ambiental. 

De acordo com a polícia, todos os animais são filhotes, sendo 63 papagaios e três araras. Os bichos estavam acondicionados em caixas de papelão, sem alimentação ou ventilação apropriadas. As embalagens inadequadas foram localizadas na carroceria de um Fiat Toro com placas de Belo Horizonte.”
– texto da matéria “Homem é preso com 66 aves na BR-040; PRF vê possibilidade de ligação com caso da semana passada”, publicada em 24 de setembro pelo site do jornal Hoje em Dia

É praticamente certo que há uma rota de tráfico de papagaios-verdadeiros e araras-canindé (Ara Ararauna) abastecendo o mercado mineiro. Além desse caso de Três Marias, já houve apreensões em Manga e Sete Lagoas (ver na listagem abaixo).

A pergunta que fica é: as investigações (se forem feitas) ficarão descentralizadas ou haverá um trabalho coordenado para tentar identificar uma possível quadrilha?

Apreensões
- 14 de setembro: PM Ambiental do Mato Grosso do Sul localiza 150 papagaios em veículo na BR-267, em Bataguassu (MS); 
- 14 de setembro: PM Ambiental de Minas Gerais apreende 242 filhotes de papagaios-verdadeiros e seis de araras-canindé em veículo na altura do km 82 da BR-135, em Manga (MG);
- 18 de setembro:  Polícia Rodoviária Federal apreende 128 papagaios-verdadeiros, 70 pássaros-pretos, uma arara-canindé e um trinca-ferro (200 aves silvestres no total, sendo a maioria filhote) dentro de um carro na altura do km BR-040, em Sete Lagoas (MG);
- 21 de setembro: 11 filhotes de papagaio foram localizados na residência de um morador de Novo Horizonte do Sul (MS). A apreensão foi possível após o serviço de inteligência da Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul ter conseguido detalhes sobre um homem que estaria recolhendo os filhotes nos ninhos e guardando-os em casa. 

Araras-canindé
Na caixa de papelão, os filhotes de araras-canindé apreendidos no Rio de JaneiroAlém de papagaios-verdadeiros, os policiais têm encontrado filhotes de araras-canindé (Ara Ararauna) com os traficantes de fauna. Esse fato é consequência de que os animais da espécie vivem na mesma região dos papagaios e também estão em período de nascimentos.

Além dos casos acima relacionados, em 12 de setembro a Polícia Federal apreendeu dois filhotes de araras-canindé junto com dezenas de outros animais em uma casa na capital fluminense. No total, já foram resgatados dos bandidos nove araras.

- Leia a matéria completa “Homem é preso com 66 aves na BR-040; PRF vê possibilidade de ligação com caso da semana passada”, publicada em 24 de setembro pelo site do jornal Hoje em Dia
- Releia “E começou a temporada anual de tráfico de papagaios-verdadeiros do Cerrado”, publicada em 16 de setembro de 2019 pelo Fauna News

Postado por Dimas Marques às 12:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados