Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Terça-Feira, 01 DE Outubro DE 2019

Mais traficantes são surpreendidos atacando ninho de papagaios no MS

Por Dimas Marques
Editor do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br

Em 23 de setembro de 2019, o Fauna News publicou “Traficante surpreendido em ninho. Na repressão, ideal é atuar nas áreas de captura”, que abordou a ação da PM Ambiental e do Ibama do Mato Grosso do Sul que impediu um homem de retirar filhotes de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) de um ninho em Jateí. O traficante de animais conseguiu fugir. O caso aconteceu em 20 de setembro.

Novamente, equipes de fiscalização conseguiram evitar a coleta de filhotes.

“Ontem (29) no final da tarde, equipes que estavam em uma propriedade rural, no município de Ivinhema, orientando às pessoas sobre os problemas relativos ao tráfico e fazendo monitoramento de ninhos em várias árvores de bocaiúva da fazenda que continham ninhos, avistaram de uma estrada vicinal a cerca de 2 km, dois elementos com uma escada de alumínio subindo em árvores de bocaiúva para retirar os filhotes dos ninhos.

Os traficantes avistaram a viatura e adentraram a uma grande reserva de mata, nas proximidades da pastagem onde estavam. Como havia uma cerca, os Policiais deslocaram-se correndo ao local, o que deu tempo aos traficantes fugirem. Apesar de diligências na região, as equipes não localizaram os traficantes, porém, eles não tiveram êxito em retirar os filhotes, indicando a importância deste tipo de operação preventiva.

A escada de alumínio, um facão, uma mochila, roupas e botina dos traficantes foram apreendidos. (...)”
– texto da matéria de divulgação “Polícia Militar Ambiental e Ibama surpreendem dois traficantes com escadas subindo em árvores de bocaiúva para retirada de filhotes de papagaios dos ninhos”, publicada em 30 de setembro de 2019 pelo site da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul

Escada e objetos abandonados pelos traficantes

As ações de orientação à proprietários e trabalhadores rurais e de fiscalização dos ninhos são parte da chamada Operação Bocaiúva. O trabalho, que envolve órgãos ambientais que atuam no Mato Grosso do Sul, pretendem evitar a retirada dos filhotes de papagaios-verdadeiros de seus ninhos durante o período de nascimento da espécie (setembro a dezembro).

Vale destacar novamente: combater a retirada de animais da natureza é a melhor ação de fiscalização contra o tráfico. Evita estresse e crueldade com os bichos, que continuarão em seus ecossistemas cumprindo suas funções ecológicas, e reduz os gastos do poder público com animais apreendidos (que são enviados aos centros de triagem para depois serem reabilitados e, se possível, soltos).

Ações como essa, se fossem rotineiras e em grande quantidade, serviriam também para coibir os traficantes de fauna, que hoje ainda atuam com bastante facilidade.

- Leia a matéria completa da PM do Mato Grosso do Sul
- Releia “Traficante surpreendido em ninho. Na repressão, ideal é atuar nas áreas de captura”, publicado em 23 de setembro de 2019 pelo Fauna News

Postado por Dimas Marques às 11:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados