Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Quinta-Feira, 05 DE Dezembro DE 2019

Em São Paulo, você poderá experimentar ambiente vivido por animais traficados.Empatia

Instalação reproduz forma como animais são transportados por traficantes e fornece informações sobre o comércio ilegal de fauna

Você já se imaginou sendo capturado à força e confinado em uma caixa para ser transportado até uma gaiola, onde passará toda a sua vida? Essa é a proposta da instalação sensorial desenvolvida pela ONG Proteção Animal Mundial, que poderá ser visitada pelos moradores da cidade de São Paulo que forem até o Parque do Ibirapuera no próximo final de semana. A ideia é trabalhar com a empatia, fazendo com que as pessoas sintam um pouco do sofrimento vivido por animais traficados para virarem bichos de estimação.

“Nossa intenção é mostrar o quanto esses animais sofrem, seja por conta do tráfico, seja pelo cativeiro nos lares das pessoas. Há uma falsa crença que os animais silvestres são felizes quando são tratados como pets, porém, essas espécies não passaram pelo processo de domesticação como, por exemplo, cães e gatos”, afirma o veterinário Roberto Vieto, gerente de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial.

Reportagens sobre tráfico de animais estão dentro da instalaçãoA instalação, intitulada “Encaixotados: você consegue sobreviver?”, é inspirada em uma caixa de papelão, uma das principais maneiras de transportar animais silvestres traficados. No interior da grande caixa, além da questão sensorial do ambiente, os participantes terão acesso a dados e informações de pesquisas e reportagens sobre o tráfico de fauna. Eles irão descobrir, por exemplo, que as aves são os animais silvestres mais traficados no Brasil, principalmente passarinhos e os chamados psitacídeos, como araras, papagaios e periquitos. 

“Encaixotados: você consegue sobreviver?” faz parte da campanha Animal Silvestre não é Pet, mantida pela Proteção Animal Mundial, e que já lançou o relatório Crueldade à Venda. O documento tem diversas informações sobre os mercados ilegal e legal de animais silvestres como bichos de estimação e dicas de como a população pode ajudar a reduzir o problema.

Para Vieto, o ideal é manter os animais em seu habitat e não comprar animais silvestres nem de origem legal, com nota fiscal. “Legalizado ou não, o comércio de animais silvestres como bichos de estimação é uma prática cruel. Mesmo com cuidado e carinho, é impossível satisfazer as Local da instalação do Parque do Ibirapueranecessidades de bem-estar desses animais e permitir a expressão de seus comportamentos naturais quando mantidos como pets”, afirma.

A instalação, que já foi montada no Rio de Janeiro em outubro, estará no Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, em 7 (sábado) e 8 (domingo) de dezembro. A visitação será gratuita e acontecerá das 10h às 17h.

- Saiba mais sobre a campanha Animal Silvestre Não é Pet, da Proteção Animal Mundial

No Rio de Janeiro, instalação foi montada em outubro

Postado por Dimas Marques às 06:00

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados