Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Segunda-Feira, 16 DE Dezembro DE 2019

OS SILVESTRES E A NOSSO SAÚDE - Quer presentear a fauna no fim do ano?

Por Elisângela de Albuquerque Sobreira
Médica veterinária, mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutora em Animais Selvagens pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Botucatu). Já foi Gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Anáplois (GO), onde fundou e mantém o Centro Voluntário de Reabilitação de Animais Selvagens (CEVAS)
nossasaude@faunanews.com.br

Caros amigos,

Sou grata a todos que apoiaram o Fauna News neste ano e por seu compromisso em conservar a vida selvagem.

Somos verdadeiramente abençoados com uma diversidade de animais selvagens com os quais compartilhamos nosso espaço.

No entanto, nem sempre somos bons vizinhos. A vida selvagem pode se intrometer em nossos quintais e paz de espírito. Podemos gastar uma quantidade excessiva de tempo tentando mantê-los fora de campo e os encontros podem ser fatais para os animais selvagens.

A veterinária ElisângelaAlguns de nós, emocionados e apaixonados por eles, podem fazer a coisa errada ao tentar fazer a coisa certa, alimentando os animais selvagens quando é melhor deixá-los sozinhos.

No Natal deste ano, estou pensando na generosidade da vida selvagem por aí e considerando os presentes que posso embrulhar para garantir que eles prosperem e sobrevivam em 2020. Se você quiser se juntar a mim na oferta de presentes, aqui está uma lista do que podemos fazer juntos:

- apoiar legislação que incentive a proteção dos animais e a conservação de seus espaços;
- doar para instituições que reabilitam os animais feridos e os devolvem à natureza ou àqueles mantenedouros que fornecem a eles um local seguro para viver o resto de suas vidas;
- aceitar que a vida selvagem tem tanto direito de estar aqui quanto nós e que, para manter os animais fora dos lugares que não os queremos, precisamos ser proativos, tirando coisas que, para eles, significam “bem-vindos”;
- prometer não usar venenos ou outros meios mortais que ponham em perigo os animais selvagens;
- em vez de alimentar animais selvagens com alimentos para animais de estimação ou outros feitos pelo homem, criar um habitat para eles no seu quintal com plantas onde possam buscar e construir lugares seguros.

Se trabalharmos juntos pelo bem dos animais, todos nos beneficiaremos. 

Que o presente da natureza encha suas festas de fim de ano com lembranças alegres. Como parte da família Fauna News, envio calorosos desejos de alegria, saúde e prosperidade a você e sua família nesta temporada de férias e durante o Ano Novo.

Postado por Dimas Marques às 10:30

Deixe seu comentário

comentários por Disqus

Artigos relacionados