Fauna News

Buscar

banner_20-08-2014.gif

Palestras e Cursos

O Fauna News oferece palestras e cursos sobre tráfico de animais e comunicação ambiental. Temos conteúdos já estruturados, mas podemos adaptá-los para a sua necessidade. Consulte-nos para saber dos valores e disponibilidade de datas. Quer saber mais sobre esses temas? Então entre em contato conosco.

 
 

Palestra

O tráfico de animais no Brasil: visão geral do problema

Objetivo: fornecer uma visão geral do tráfico de animais no Brasil, com as mais recentes informações sobre o tema, além de suas origens e consequências para o meio ambiente e a saúde pública.

Público-alvo: pessoas interessadas no tema.

Programa:
• Cativeiro e comércio de animais silvestres: origens
• Tráfico de animais silvestres no Brasil: definição legal e legislação
• Características do tráfico de animais no Brasil (tipos, estrutura social, regiões de captura e apanha, regiões de venda, rotas e consequências)
• O pós-apreensão

 
 

Cursos

Ararinha-azul: perda de hábitat e tráfico resultaram na extinção na natureza

O tráfico de animais no Brasil: origens, contexto e consequências

Objetivo: fornecer uma visão geral do tráfico de animais no Brasil, permitindo o contato do aluno com as mais recentes informações sobre o tema, além de suas origens e consequências para o meio ambiente e a saúde pública.

Público-alvo: pessoas interessadas no tema e profissionais que desejam obter conhecimento sobre o problema.

Programa:
• Cativeiro e comércio de animais silvestres: origens
• Tráfico de animais silvestres no Brasil: definição legal e legislação
• Situação do tráfico de animais no Brasil e no mundo: visão geral do problema
• Características do tráfico de animais no Brasil (tipos, estrutura social, regiões de captura e apanha, regiões de venda, rotas e consequências)
• Como combater o tráfico de animais: infraestrutura, repressão, legislação, educação ambiental e geração de renda
• Legalizar o comércio de algumas espécies silvestres é solução?
• O pós-apreensão
• ONGs atuantes
• A imprensa e o tráfico de animais silvestres: a informação como arma e como utilizar o jornalismo como ferramenta de divulgação e conscientização


Comunicação ambiental

Objetivo: capacitar estudantes e profissionais a prepararem textos para publicações, releases, programas e estratégias de comunicação tendo como base os princípios de meio ambiente e sustentabilidade, com o objetivo de fornecer informações sobre o assunto para a grande mídia e para ações de comunicação do setor privado, do terceiro setor e do poder público. O foco do curso está tanto na comunicação interna como na externa.

Público-alvo: profissionais e estudantes da área de Comunicação Social (jornalistas, publicitários e fotógrafos) e a profissionais e estudantes da área ambiental que desejam obter conhecimento em comunicação ambiental.

Programa:
• Fundamentos da Comunicação Social
• Fundamentos de meio ambiente e sustentabilidade
• Técnicas de comunicação ambiental: apuração em jornalismo ambiental, produção de textos, a assessoria de imprensa na área de meio ambiente, a produção de publicações de meio ambiente, divulgação da informação ambiental para o público externo e o público interno
• Análise da relação mídia e meio ambiente
• Comunicação em situações de crise e estratégias de comunicação com stakeholders


Comunicação para Instituições e Projetos Socioambientais

Objetivo: capacitar profissionais e estudantes que atuam em instituições envolvidas com projetos socioambientais a desenvolver algumas competências da Comunicação Social.

Público-alvo: profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento que atuam em instituições interessados ou envolvidas em projetos socioambientais.

Programa:
• Fundamentos da Comunicação Social
• Técnicas de comunicação ambiental: apuração de informações, tipos e produção de textos, assessoria de imprensa na área de meio ambiente, produção de publicações de meio ambiente, organização e funcionamento das redações jornalísticas e divulgação da informação ambiental para o público externo e o público interno
• Análise da relação mídia e meio ambiente
• Comunicação em situações de crise e estratégias de comunicação com stakeholders